A tradução de Employee Experience significa Experiência do Colaborador. Portanto, esses termos se referem ao que os colaboradores sentem, observam e pensam durante a sua interação e relacionamento com uma empresa. Todos os profissionais podem ter experiências com diversas organizações, as quais podem melhorar essas vivências para evitar desligamentos e gastos com novas contratações.

Geralmente os gestores de Recursos Humanos (RH) querem que os colaboradores da sua empresa tenham a melhor experiência possível. Contudo, para conseguir proporcionar vivências agradáveis, é necessário compreender as necessidades dos trabalhadores e atender as suas demandas para garantir a excelência nessa área. Isso é possível se os profissionais contratados se sentirem à vontade para se expressar.

Nem sempre é fácil conhecer as intenções dos colaboradores. Procure descobrir os seus objetivos, seus planos de carreira e ofereça opções para que consiga desenvolver as suas habilidades. Há algumas metodologias que poderão ajudar os gestores e profissionais do RH a aprimorar as experiências dos trabalhadores. Neste artigo, você descobrirá dicas interessantes para ser bem-sucedido em sua missão.

Gostaria de saber mais sobre Employee Experience e compreender a sua importância? Acompanhe a leitura!

1. O que é Employee Experience?

Como você pode ver, o conceito de Employee Experience está relacionado à criação de estratégias para o gerenciamento e engajamento dos colaboradores, as quais são desenvolvidas por meio de diálogos e do alinhamento de valores. Trata-se das vivências do colaborador, como a organização transmite os seus objetivos e como cada profissional contratado se sente em seu ambiente de trabalho.

Employee Experience é a resposta de um mercado altamente competitivo que exige cada vez mais das empresas e dos trabalhadores. A aplicação desse conceito pode ser vista como um diferencial para que as organizações permaneçam competitivas no decorrer do tempo. O aperfeiçoamento dos processos gerenciais está incluído em suas estratégias para melhorar o desempenho dos negócios.

Com Employee Experience, as empresas conseguem adotar métodos capazes de atrair e reter talentos, bem como engajar as suas equipes. O conceito ajuda os gestores a compreender melhor como ocorre a convivência entre os colaboradores e a encontrar maneiras para aprimorar as suas rotinas. A liderança mantém um ambiente de trabalho mais agradável e motivador.

2. Quais as forças do Employee Experience?

O Employee Experience terá sucesso se os profissionais contratados pela empresa desenvolverem sentimentos positivos sobre vários fatores, como benefícios, remuneração, ambiente, possibilidades de carreira, clima organizacional, desenvolvimento das habilidades e competência. Veja a seguir as três forças que fazem parte desse conceito para formular novas práticas para os talentos da sua organização!

Ambiente físico

O ambiente físico é o espaço no qual são realizadas as atividades laborais pelos colaboradores. Ele precisa ser colaborativo e agradável, com infraestrutura confortável e a oferta de refeições balanceadas, por exemplo. Nesse local, é importante que a organização ofereça segurança, acessibilidade e tranquilidade aos profissionais para que estejam em constante desenvolvimento de suas competências.

Um ambiente saudável possibilita a todos os envolvidos manter o foco no engajamento e na motivação para que os talentos não pensem na possibilidade de ir trabalhar para a concorrência. O local de trabalho deve passar por avaliações criteriosas para saber se há possibilidade de realizar melhorias e evitar que as demais práticas da empresa sejam insuficientes.

Os ambientes laborais são uma peça-chave dentro dos negócios e podem ser melhorados com ações pontuais para surtir o efeito desejado e melhorar o Employee Experience da sua empresa. Em conjunto com outras estratégias, esses locais favorecem a construção de relações sólidas e a fidelização dos times. Invista em ações para promover um ambiente saudável e desenvolva uma atuação estratégica.

Ambiente tecnológico

A tecnologia é fundamental para a modernização dos processos. A automação das ferramentas tecnológicas usadas pelos colaboradores é fundamental para o desenvolvimento de bons serviços e para o aprimoramento dos conhecimentos dos profissionais. Por este motivo, a organização precisa se atualizar e implementar os avanços tecnológicos em suas rotinas.

O ambiente tecnológico oferece ferramentas modernas para que os colaboradores façam as suas atividades com facilidade. Além de excelentes equipamentos, a empresa pode disponibilizar plataformas de capacitação para elevar o desempenho e qualificar os profissionais. A realização de treinamentos é indispensável para o crescimento de uma organização e para que os talentos fiquem atualizados.

Identifique os pontos mais relevantes para os colaboradores e conte com eles para saber quais soluções tecnológicas são interessantes para melhorar os processos organizacionais. Isso ajudará a sua empresa a se tornar referência no mercado, consolidar a marca e obter efetividade nos negócios. Além disso, trará outras vantagens, como o aumento da produtividade.

Ambiente cultural

A cultura organizacional diz respeito ao pensamento positivo e inovador, fit cultural, estilo de gestão, clima organizacional e senso de pertencimento. Já o ambiente cultural depende do alinhamento do perfil profissional dos colaboradores, do estilo de liderança e da visão da empresa. Entretanto, os líderes precisam definir como pretendem influenciar de modo positivo os comportamentos das equipes.

O ambiente cultural saudável, com diretrizes pré-estabelecidas e práticas adequadas contínuas melhora as condições de trabalho, garante a transformação da empresa e permite a conquista da confiança dos talentos. Disponibilize um canal de comunicação para a troca de informações com os colaboradores e procure ouvir as suas aspirações, anseios e objetivos profissionais.

Se a cultura estiver alinhada entre a empresa e os colaboradores, os projetos serão bem elaborados e todos se preocuparão com a satisfação dos clientes. Utilize todas as ferramentas disponíveis para construir ambientes de trabalho estimulantes com oportunidades de crescimento para os times. Aprenda a gerenciar os times, atribuir tarefas, receber e dar feedbacks.

3. Por que se preocupar com a experiência do funcionário?

É importante se preocupar com as experiências dos funcionários porque eles são os responsáveis pelo sucesso da empresa. Afinal, é a produtividade que possibilita o alcance de metas e objetivos organizacionais já estabelecidos. Aplique boas práticas para a retenção dos talentos e aposte em estratégias que aprimorem o ambiente de trabalho.

A experiência dos colaboradores é definida pelas sensações e pelas memórias decorrentes da interação com a empresa e outros funcionários. Com experiências positivas há menos probabilidades de desenvolvimento de doenças ocupacionais e de pedidos de demissão. A jornada do colaborador passa a ser mais prazerosa e isso se refletirá nas avaliações realizadas periodicamente.

O Employee Experience pode ser visto como um desenho da experiência vivenciada durante a jornada dos profissionais. Ao se preocupar com essa questão, o gestor poderá gerenciar as vivências e as expectativas dos times em relação à marca e à empresa. As informações obtidas servirão para facilitar a tomada de decisões e a realizar ações significativas.

4. Qual a importância para o RH?

A importância do Employee Experience para o setor de RH refere-se ao sucesso da empresa, não importa qual seja o seu nicho de atuação ou porte. Um ambiente de trabalho saudável interfere positivamente nas rotinas dos times e propicia a construção de relacionamentos mais sólidos. Ao contrário, um clima ruim afeta a saúde emocional dos colaboradores.

Ambientes desconfortáveis e conflituosos são capazes de originar uma carga de estresse elevada e gerar baixas consideráveis na produtividade. Procure manter condições favoráveis e coloque esse assunto em pauta com outros gestores. O clima propício do ambiente laboral é obtido com relação objetiva e direta entre profissionais e empresas. Colocar esse fator na lista de prioridades pode trazer muitas vantagens.

Com uma boa experiência, os colaboradores acabam se tornando os promotores oficiais da marca, nas redes sociais e em seu círculo de convivência. A receita tende a se elevar em função do corte de custos e aumento da produção, diminuição do turnover, uso de inovação tecnológica e aplicação dos pilares de Employee Experience.

5. Como funciona atualmente?

Employee Experience funciona como uma metodologia utilizada para melhorar a jornada do colaborador e suas experiências no contexto organizacional. Essa tendência possibilita a aplicação de um conjunto de práticas desde o momento da entrevista, seleção, contratação e permanência do talento na empresa. Consiste ainda na realização de análises e busca de alternativas para manter os profissionais engajados.

As técnicas usadas criam locais propícios para a criatividade e inovação por parte dos colaboradores para a geração de ótimos resultados. Elas melhoram a qualidade de vida de todos os envolvidos e ajudam as empresas a atingirem as suas metas organizacionais. Mas não basta fazer festas para mostrar que os profissionais são valorizados.

Um ambiente inclusivo também fará com que os processos sejam mais eficazes. Os colaboradores são os clientes internos de uma marca e são eles que fomentam a cultura da organização, assim como divulgam a empresa no mercado. Cuidar bem deles exige dos gestores que os demais profissionais sejam tratados como prioridade, embora não sejam clientes externos.

6. Quais as vantagens da experiência do funcionário?

A experiência dos colaboradores pode servir para captar novos talentos e diminuir o índice de rotatividade de profissionais na empresa. O conceito Employee Experience serve ainda para repensar a maneira de se relacionar com os funcionários. Observe abaixo os principais benefícios de utilizar técnicas para gerar boas experiências na sua organização!

Aumento da produtividade

A gestão estratégica das expectativas dos colaboradores é muito relevante para aprimorar as vivências no ambiente de trabalho. Esse gerenciamento melhora a produtividade dos profissionais e impacta diretamente o engajamento dos times. Os departamentos de RH podem fazer um trabalho para reduzir as diferenças e melhorar as competências conforme os comportamentos e habilidades de cada colaborador.

Faça um mapeamento comportamental para tomar medidas que atendam às diversas necessidades e perfis de colaboradores. Considere que a qualidade devida no ambiente corporativo é um ponto importante para uma alta performance produtiva, bom engajamento e excelente jornada do colaborador. Verifique as avaliações feitas pelos profissionais e estruture estratégias para lidar com os pontos fracos.

Contrate profissionais que tenham a atenção voltada para as tecnologias e invista na diversidade para que as equipes se complementem. Utilize as ferramentas de people analytics e as novas tendências para otimizar os processos burocráticos e administrativos. As soluções e as técnicas de gestão humanizada são ótimas aliadas para a resolução de conflitos e obtenção de resultados significativos.

Diminuição do turnover.

Reduza a taxa de turnover e de absenteísmo com as práticas de Employee Experience. O fortalecimento da cultura da empresa, a transparência e a comunicação efetiva diminuem as faltas e a taxa de rotatividade. Dessa maneira, a empresa consegue manter os colaboradores que já estão especializados nas operações da organização.

Normalmente o turnover revela as falhas dos gestores de pessoas de uma empresa. Se esses erros não forem corrigidos, é provável que a produtividade caia e o engajamento diminua em virtude da falta de reconhecimento do profissional. Faltas e atrasos em excesso também mostram que há algo errado acontecendo e que o colaborador deve ser resgatado.

Saiba que as expectativas dos colaboradores mudam a partir do momento em que eles passam a ocupar a vaga e a desempenhar as atividades inerentes ao seu cargo. As avaliações e os resultados são indicadores de satisfação ou decepção. O turnover indica que os profissionais não estão encontrando espaço para inovação, motivação, desenvolvimento pessoal ou criatividade.

Melhora das relações interpessoais

As experiências dos colaboradores são parte de um processo estratégico cuja finalidade é melhorar a sua percepção em relação à empresa para a conquista de alta performance. Alinhe os seus valores com os profissionais e monitore-os para ser um exemplo para os demais. Estimule o diálogo e a transparência e tente transmitir as estratégias da marca para os novos talentos.

Os colaboradores vão replicar as boas práticas, melhorar os relacionamentos interpessoais e fortalecer a comunicação entre os times. A colaboração e o trabalho em equipe são muito importantes para o sucesso de um gestor. Aplique os métodos de Employee Experience e construa um clima organizacional saudável levando em consideração as opiniões dos demais profissionais.

Vale destacar que os talentos são formados por impressões, percepções e interesses distintos. Eles verão de forma diferente os processos da empresa, analisarão o modo de gerenciamento e responderão de maneira diversa aos feedbacks positivos ou negativos. Mas se você mostrar que se importa com o futuro deles, terá mais chances de manter os times unidos.

Colaboradores mais satisfeitos

Como já foi dito, um clima corporativo favorável é crucial para desenvolver líderes que saberão como agir diante de perfis comportamentais diferenciados. Ao melhorar os relacionamentos interpessoais, será mais fácil a implementação de benefícios para os seus talentos. Mostre a eles que o seu feedback trouxe bons resultados, faça pesquisas com os funcionários e use o indicador people analytics.

Crie estratégias preventivas e corretivas para melhorar a retenção de talentos e evitar que o colaborador saia da empresa por estar insatisfeito. Um processo de demissão inicia antes de um profissional entregar a sua carta no setor de RH. Por este motivo, observe as situações que devem ser melhoradas e elimine experiências ruins antes que ocorra o desligamento.

Redução de custos

Aprimorar a experiência dos colaboradores reduz os custos com a contratação de recursos humanos. O departamento de RH, por sua vez, não é apenas uma área que gera despesas. Ele fortalece a gestão de pessoas de modo que é essencial para as empresas assumir um posicionamento mais estratégico por meio da atuação de seus gestores.

O setor que realiza os processos seletivos elimina as despesas provenientes de rescisões, novos processos seletivos, ou treinamentos de onboarding. O RH atua na gestão inteligente dos gastos de desligamento e admissão, bem como pode promover ambientes de valorização profissional nas empresas. Por outro lado, pode gerenciar as expectativas de aprendizado dos colaboradores.

As experiências positivas também se relacionam com os aumentos salariais e outros incentivos. As empresas que valorizam os seus profissionais são reconhecidas em decorrência da atenção que dão às necessidades dos colaboradores. Diante disso, é importante executar ações coletivas ou individuais ou colher as avaliações para o aprimoramento dos times.

7. Como implementar Employee Experience?

O primeiro passo para melhorar as rotinas dos colaboradores é conhecer as demandas de cada um deles. Analise as necessidades dos profissionais e perceba o que os motiva a fazer um bom trabalho. Cada trabalhador se sente motivado por condições distintas, mas podem existir interesses em comum. Confira algumas dicas relevantes nos próximos tópicos!

Utilize People Analytics

Para colocar o Employee Experience em prática procure compreender os integrantes da sua equipe. Tente compreender as diferenças de cada colaborador e faça uma avaliação completa de todas as vantagens que cada um oferece para a organização. Depois de realizar essa análise, crie estratégias distintas de motivação conforme os interesses de cada time.

Use a ferramenta People Analytics no departamento de Recursos Humanos em conjunto com Employer Branding e Comunicação Interna. Desse modo, o setor de RH se tornará mais estratégico e as suas decisões serão fundamentadas em dados. Fundamente as suas escolhas e faça uso de estratégias inteligentes que otimizem o Employee Experience.

Desenhe a jornada dos colaboradores

Entenda o ciclo dos profissionais que participam das atividades organizacionais e faça um desenho da sua jornada. Ao planejar usar os métodos de Employee Experience você precisará desenhar a jornada dos colaboradores para descobrir como melhorar a experiência deles. Esse desenho ajuda a encontrar oportunidades de melhorias e a identificar gaps.

Coloque essa estratégia em prática e descubra como combater um índice elevado de turnover e colocar um fim à rotatividade dos profissionais. Encontre meios para a atração e retenção de talentos que estão disponíveis no mercado, aprimore o processo seletivo e invista no onboarding. O mapeamento correto da jornada vai garantir maior engajamento entre os times.

Aposte na meritocracia

O Employee Experience é muito útil para motivar os profissionais e favorecer a vivência de experiências positivas. Com a meritocracia, os colaboradores vão sentir maior satisfação ao executar as suas atividades e perceberão que são valorizados. Eles vão gostar dos desafios e se sentirão incentivados a crescer ao verem o reconhecimento do seu empenho.

Planeje alguns benefícios

Mantenha os colaboradores na organização indo além do pagamento de bons salários. Saiba que as pessoas da geração Z estão mais interessadas em organizações que oferecem mais qualidade de vida, inclusive a possibilidade de trabalhar em home office. Estabeleça benefícios flexíveis, jornadas apropriadas e tente agregar valor à experiência dos profissionais.

Acredite nos liderados

Transfira as responsabilidades para os profissionais que estão capacitados para atendê-las. Esse tipo de liderança é fundamental para fortalecer o processo motivacional, incentiva o crescimento profissional, o desenvolvimento dos times e muito mais. Um bom líder transmite autonomia e confiança aos seus liderados e agrega o Employee Experience à cultura da empresa.

Os líderes são os profissionais que oferecem suporte para o desenvolvimento dos colaboradores, promovem vivências relevantes no ambiente de trabalho e são inspiradores para o engajamento dos seus liderados. Os melhores gestores são aqueles que criam um ambiente inclusivo, investem na diversidade e encoraja os profissionais a enfrentarem desafios contínuos.

8. Como um software de gestão auxilia nesse processo?

Um software de gestão pode ajudar muito durante o processo, já que a tecnologia combate à burocracia dos procedimentos. As inovações tornam o setor de RH mais estratégico e possibilitam o desenvolvimento do departamento. Uma solução pode trazer várias melhorias na experiência dos colaboradores. Entre as principais estão a gestão de folha de pagamento online.

Atualização de informações cadastrais

Além de permitir a consulta de saldo de férias, a implementação de um software possibilita a fácil atualização dos dados cadastrais dos colaboradores. Os profissionais satisfeitos com o uso dessa solução influenciam positivamente os seus colegas de trabalho e interferem nos resultados da empresa. Utilize a tecnologia juntamente ao Employee Experience para impactar o cotidiano dos times.

Armazenamento de documentos

O software ajuda a fazer o armazenamento seguro dos documentos e das informações dos profissionais, bem como auxilia no combate a burocracia dos procedimentos e na criação de novas estratégias. A opção por ferramentas conversacionais é outra ótima ideia para facilitar a interação entre máquinas e humanos. Averigue se a solução oferece essa funcionalidade.

Solicitação de agendamento

Um sistema atualizado possibilita a solicitação de agendamentos, o acompanhamento do espelho de ponto, a visualização de vantagens e de respectivos descontos. A empresa pode oferecer a possibilidade de fornecimento de holerite online e outros benefícios decorrentes do uso de um bom software pelos gerentes de RH.

Esse é o guia completo sobre o que é e como promover o Employee Experience em uma empresa! Um software planejado especialmente para o departamento de Recursos Humanos será muito útil para fazer os processos de recrutamento e seleção de colaboradores. Conte com uma consultoria especializada e escolha a estratégia ideal para o seu negócio.

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