Você sabe qual é o papel do líder na produtividade dos funcionários? A postura desse profissional é capaz de transformar um ambiente de trabalho e, por esse motivo, é essencial para que os objetivos da empresa sejam alcançados.
A influência da liderança na produtividade é considerada uma das ferramentas mais simples — e eficazes — para que uma organização consiga ter resultados satisfatórios.
Neste texto, mostraremos como o gestor pode influenciar no rendimento dos colaboradores e o impacto positivo que ele pode causar entre as pessoas do seu time. Acompanhe!
Diferenças entre líder e chefe
Todo o conceito ultrapassado e obsoleto de chefe já não é mais utilizado. A imagem desse profissional é sempre de alguém muito autoritário, que somente cobra resultados e impõe a sua presença pelo medo que causa nos colaboradores.
Essa definição não se encaixa mais nas empresas e não colabora para o bom funcionamento da equipe — e sequer serve para aumentar os índices de produtividade.
Hoje, todo o conceito de liderança já é mais próximo e apresenta melhores resultados. O responsável pela equipe trabalha por meio de uma hierarquia mais horizontal que oferece espaço para diálogos constantes.
O líder se impõe pelo exemplo e inspira os colaboradores a exercerem um bom trabalho ao mesmo tempo em que é capaz de alcançar metas, promover uma rotina de trabalho mais saudável e ainda aumentar o engajamento.
O importante papel do líder dentro das organizações
Para que uma empresa consiga crescer com bons resultados, é preciso motivação, mas também muito empenho e comprometimento de todos os seus colaboradores. Por esse motivo, é extremamente importante que as organizações ofereçam condições adequadas para que o ambiente de trabalho seja sempre motivador.
O papel do líder, nesse sentido, é ser responsável por auxiliar e indicar a direção para que os objetivos e as metas da empresa sejam alcançados. Ele também é quem motiva e apoia toda a equipe no caminho do sucesso. Uma liderança entusiasmada e competente faz toda a diferença no crescimento do negócio e na produtividade dos colaboradores.
Além disso, um bom líder é paciente, compreensivo e tem discernimento para tomar as melhores decisões a todo momento. Isso só é possível porque ele conhece tanto a sua própria equipe quanto a missão e os valores da empresa e preza pela harmonia de todas as partes envolvidas no processo.
Funções mais relevantes de um líder
Um líder não trabalha sozinho na busca de resultados. Ele inspira e motiva as outras pessoas a trabalharem juntas para alcançarem um objetivo em comum. As principais funções e características de uma boa liderança visam:
- inspirar e motivar diariamente;
- aumentar o entrosamento entre os colaboradores;
- ajudar o negócio a crescer;
- estar sempre aberto a mudanças.
Alguns líderes já parecem ter nascido com traços de liderança na sua personalidade. Mas isso não significa que outras pessoas não possam se tornar um. Ela é mais como um caminho de mudança interior, que pode levar qualquer indivíduo que estiver interessado a resultados externos maravilhosos.
Influência do líder na produtividade dos funcionários
O papel do líder e todas as funções que ele desempenha influenciam diretamente na produtividade dos funcionários. A seguir, listamos como o que ele faz afeta o dia a dia de trabalho da equipe.
Ajuda no planejamento dos treinamentos
Um líder que valoriza as pessoas que trabalham na sua equipe acredita no potencial de cada um. Por isso, uma das melhores formas de fazer isso é investir com frequência em treinamentos de capacitação. Por meio deles, as ferramentas necessárias para desenvolver cada colaborador serão dadas.
Gestão de tempo mais eficaz
O líder é a chave da produtividade dentro da equipe e ela só pode ser alcançada por meio de uma boa gestão de tempo. Então, o seu papel é estimular que os colaboradores atendam as suas demandas e fazer com que um planejamento seja feito com antecedência, para que o time não precise lidar com tarefas urgentes — o que pode criar gargalos na rotina de trabalho.
Foco na definição de metas
Um chefe estipula metas sem preocupação se elas gerarão sobrecarga na equipe. Por outro lado, um líder as constrói em conjunto com o grupo e, para isso, leva em consideração todas as suas potencialidades, assim como as limitações de cada um.
Contratações mais assertivas
Participar de maneira mais ativa na rotina da equipe permite que o papel do líder se aprofunde e se torne cada vez mais necessário. Somente dessa maneira o profissional conseguirá conhecer as dificuldades do time e fazer contratações mais eficazes, que priorizem os requisitos certos ao escolher os novos candidatos.
Espaço para colaboração
Um bom líder confia na sua equipe e, por isso, consegue delegar tarefas. Isso não significa que o responsável apenas transfere a responsabilidade para outra pessoa, mas ele dá autonomia para que qualquer um seja capaz de resolver problemas — o que gera um fluxo de trabalho muito mais eficiente e, consequentemente, ágil.
Valorização das capacidades e conhecimentos de cada um
As diferentes culturas, a variedade de experiências e de conhecimentos e outros fatores fazem parte dos negócios mais bem-sucedidos no mundo todo.
Cada pessoa dentro da equipe conta com habilidades e capacidades particulares que precisam ser valorizadas pela liderança. Com diversidade, as chances de aumentar o sucesso da empresa crescem ainda mais.
Oferecimento de feedbacks
O feedback é a melhor maneira de calibrar a atuação da equipe. É só por meio dele que um líder consegue reforçar posicionamentos, assim como chamar a atenção para qualquer gargalo que já foi identificado e precisa ser melhorado.
O papel do RH no desenvolvimento desse líder
O RH tem utilizado cada vez mais ferramentas e metodologias que ajudam na identificação, na atração e, até mesmo, no desenvolvimento de líderes.
Ou seja, esse setor consegue notar quais profissionais têm um perfil comportamental para ocupar cargos de liderança que estejam alinhados com a cultura organizacional, assim como com os desafios da empresa.
Existem alguns pontos-chave que precisam ser observados para que o RH consiga fazer essa identificação. Entre eles, é possível citar:
- proatividade: já que é papel do líder ter uma visão geral sobre a empresa para evitar problemas que podem ocorrer;
- responsabilidade: porque é necessário que líderes sigam prazos e cumpram todas as suas tarefas;
- boa comunicação: pois é essencial saber se portar e se dirigir tanto aos seus diretores quanto ao seu time.
Como você pôde perceber, o papel do líder dentro de uma organização é de muita responsabilidade. Por esse motivo, quem ocupa esse tipo de cargo precisa estar ciente de que é preciso sempre buscar a melhoria contínua para proporcionar o melhor para a empresa e para o dia a dia da sua equipe.
Gostou do conteúdo deste texto? Então, aproveite para descobrir o que é o RH ágil e como aplicar essa metodologia na empresa!

