Um dos jargões mais antigos no meio empresarial é “vestir a camisa da empresa”. Mas como cativar sua equipe para que ela se torne um “torcida organizada” do seu negócio? Cumprir as responsabilidades estabelecidas na contratação ou designar ao RH qualquer ação referente à relação entre contratante e contratados não é o suficiente para motivar os funcionários.
Em uma época de atendimento humanizado, por que não olhar com mais atenção o seu público interno? Ele influi muito nos resultados que sua empresa pode obter, além de, quando motivado, se tornar um divulgador do empreendimento.
Uma pesquisa feita pelo Linkedin com cerca de 14 mil profissionais em mais de 20 países, em abril deste ano, apontou que 90% dos funcionários estão dispostos a mudar de empregos. Além disso, o estudo relata que salário, plano de carreira e ambiente de trabalho são questões primordiais na escolha da pessoa por determinada oportunidade.
Como reter aquele empregado fundamental para a sua empresa?
Ou como tornar aquele funcionário desmotivado um membro exemplar da sua equipe?
Acima de tudo ter um processo integrado e consistente desde a contratação até a manutenção da pessoa na equipe. Que não apenas observe as necessidades e qualidades do funcionário, mas também valorize seus aspectos positivos. Além de auxiliar no aprimoramento das características que precisam ser mais desenvolvidas.
Saber lidar com o lado emocional, reconhecendo não só o resultado alcançado, como também o empenho e dedicação do funcionário, também é muito importante. Você não precisa ser o “amigão” da equipe, mas sim uma pessoa que os outros vejam como confiável e sensato.
É conseguir encontrar o equilíbrio entre o respeito profissional e o cuidado pessoal. Para que isso aconteça, é necessário transparência e abertura de diálogo. Além de tato para lidar com crises e oferecer as ferramentas necessárias para desenvolver as ações. Estas pequenas coisas criam um ambiente estável, onde as pessoas se sentem seguras e motivadas a darem o seu melhor.
Fontes: Harvard Business Review Brasil / LinkedIn Business

