Muitas mentes consideradas geniais, como Albert Einstein, acreditavam que a criatividade, a imaginação e o pensamento rápido, muitas vezes, poderiam ter mais importância e serem mais necessários do que o próprio conhecimento. A realidade de muitas empresas têm demonstrado que esta teoria pode estar certa. Mas, afinal, o que é ser criativo?

Criatividade vem da capacidade de criar e de transformar. É o que te move a formular novas teorias, inventar produtos e conceitos, produzir conteúdos interessantes, encontrar saídas diferenciadas para os problemas e elaborar ações para envolver seu público.

Mas engana-se quem acredita que profissionais criativos são necessários apenas em ambientes artísticos, de moda ou de design. A capacidade de reinvenção de maneira inusitada é cada mais valorizada em qualquer empresa e de qualquer setor, porque elas podem ser fundamentais para garantir o sucesso de um negócio.

A importância da criatividade

Ser criativo pode ser considerado um dom. Afinal, existem pessoas que têm este talento naturalmente mais aflorado e isto é visível nas experiências profissionais. No entanto, também é possível desenvolver a criatividade. E isto pode trazer inúmeros benefícios para todas as áreas e etapas de produção de uma empresa.

Dados de bancos que investem em empresas apontam que os negócios que investem em criatividade estão mais propensos a ter sucesso internamente e com os seus consumidores. A produtividade dos colaboradores aumenta, e, consequentemente, eles passam a oferecer melhores experiências de consumo, a empresa cresce, amplia sua visão e pode investir em inovação, obtendo um maior sucesso financeiro.

Equipe criativa, equipe motivada

Uma ótima maneira de manter o engajamento dos colaboradores é desenvolvendo a criatividade deles. Equipes criativas conseguem desenvolver melhor as demandas e encontrar soluções mais rápidas para os problemas, características que garantem maior disposição e mantém os funcionários unidos e motivados.

Veja algumas medidas que líderes e gestores podem adotar para tornar suas equipes mais criativas:

Priorize o diálogo: Um líder não deve se restringir aos e-mails e papéis. Dialogar e trocar opiniões traz sempre bons resultados. Estimule a conversa entre os colaboradores da equipe para que novas ideias possam surgir. Além disso, esteja acessível e dê feedbacks.

Ofereça novidades: A chance de aprender coisas novas amplia as experiências. Pode ser através de cursos, palestras, seminários, workshops ou oficinas. Além de sair um pouco da rotina, atividades como estas reúnem as equipes, estimulam novas percepções e, claro, a criatividade.

Realize atividades frequentes: No dia a dia é possível adotar encontros e reuniões informais entre os colaboradores. Estas podem ser usadas para trocar informações, vivências e até conhecimento. São ações que favorecem a integração e o contato.

Estabeleça metas inteligentes: Metas são sempre importantes para estimular a produtividade. Elas podem ser ousadas e demandar criatividade, mas devem ser possíveis e estabelecidas de forma que norteie cada colaborador a ajudar em determinada atividade.

Disponibilize as ferramentas de trabalho: Ninguém pode exigir criatividade de uma equipe se esta não tem as ferramentas necessárias para trabalhar. Usar equipamentos e acessórios ultrapassados pode desperdiçar os talentos do time. O ideal é ter uma estrutura básica, tanto física quanto digital, para atender às atividades.

Crie um bom ambiente de trabalho: O ambiente pode ter influência direta no foco, concentração e criatividade. A decoração, a iluminação e a refrigeração são muito importantes, mas também é preciso prezar pelo silêncio e conforto.

Comemore as conquistas: Reconhecer, ser grato e valorizar os resultados da equipe são ações simples e altamente motivadoras, que devem ser realizadas sempre.

Busque criatividade: Equipes criativas precisam de pessoas criativas. E pessoas criativas precisam ter a possibilidade de criar, de ser inusitado e de fugir do óbvio. Empresas com processos muito engessados acabam abafando o desenvolvimento de talentos e da imaginação de seus funcionários.

Por isso, manter uma equipe criativa demanda disposição e espaço para inovação dentro da empresa.

Gostou desse tema? Então, continue acompanhando o blog do Grupo SERES.