Já ouviu por aí que você só consegue efetivamente mostrar externamente “o que está por dentro”? Normalmente fala-se desta forma sobre as pessoas. Mas serve para as empresas também. Só é possível se relacionar com seu público externo, ser uma marca confiável e ter visibilidade, se tudo funciona bem por dentro. E isso depende de uma boa comunicação interna.
De modo geral, esta é feita de ações para que a transmissão de mensagens estratégicas aconteça de forma fluida dentro da empresa. Sejam elas passadas entre membros de hierarquias diferentes, de setores diferentes ou mesmo dentro das próprias equipes. Não podem haver ruídos.
Para o jornalista e escritor David Grossman, “quando a comunicação é boa, ela informa. Quando é ótima, ela engaja e incentiva os colaboradores a agirem”. Por isso, ela é considerada imprescindível. E tornou-se nada menos do que umas das principais ferramentas estratégicas, que influencia diretamente nos resultados e no bom funcionamento de qualquer organização.
Por que a comunicação interna é importante?
A eficiência dessas ações de comunicação interna garante que todos os colaboradores, independente da área de atuação, estejam alinhados ao discurso, aos valores, à missão e aos objetivos da empresa. Por isso, é um diferencial que ajudará a fortalecer o negócio, desfazer mal entendidos ou boatos e ter melhores resultados.
A ideia é agir com transparência nas informações, esta deve ser a essência da comunicação interna em empresas.
Como otimizar a comunicação interna?
Há sempre como melhorar! Veja algumas dicas que podem te ajudar a encontrar os caminhos mais fáceis para realizar ações estratégicas:
Conheça bem seus colaboradores
Este talvez seja o passo principal. Afinal, a comunicação interna é feita a partir deles, para eles e com a participação deles. Eles são os protagonistas, por isso é importante saber quem são seus colaboradores para aprender como atingi-los e engajá-los.
Além disso, é importante que os líderes sejam próximos dos membros de sua equipe para criar uma convivência amigável e estimular o trabalho em conjunto.
Invista na comunicação e elimine os ruídos
Quanto mais você investe, mais qualidade você busca e menos falhas tem. Um dos maiores erros é acreditar que a excelência na comunicação já foi atingida. Sempre deve-se buscar novos recursos e novos canais, manter uma rotina e uma periodicidade nas comunicações.
Crie formas de que as mensagens alcancem e sejam entendidas por todos de forma eficiente, evitando que especulações se espalhem.
Comunique-se de forma clara com todos e para todos
Não diferencie seus colaboradores. E-mails, newsletters, exibição de vídeos, jornal mural, jornal interno impresso, intranet e TVs corporativas são alguns dos canais para você testar e ver quais são mais eficientes. O importante é que as mensagens sejam sempre para todos.
Envie mensagens claras, diretas e com a linguagem sempre correta, de preferência em tom simples e amigável.
Fortaleça a cultura organizacional do negócio
A empresa é feita de pessoas e as pessoas são feitas de crenças, conhecimentos e personalidades diferentes. Investir na cultura organizacional é possibilitar que todas estas pessoas sejam capazes de conviver e interagir no desempenho de suas próprias atividades, sem esquecer as políticas, regras, procedimentos e objetivos da empresa.
Programe encontros
Encontros informais, reuniões específicas, pequenas palestras e o que mais for necessário para estar sempre trabalhando a comunicação interna. Isso garante alinhamento do discurso e promove a integração entre as pessoas de diversas áreas.
Dê voz aos colaboradores
A comunicação interna deve ser circular. Nunca uma via de mão única. Os gestores da empresa podem ser os principais responsáveis pelas mensagens, mas também devem estar preparados para ouvir. É importante abrir espaço para que os funcionários façam suas perguntas, expliquem seus posicionamentos diante dos fatos e expressem suas ideias. E é legal que eles recebam um feedback disso.
E agora, você já está pronto para fazer melhorias na comunicação interna da sua empresa? Compartilhe nosso conteúdo com seu time e discutam juntos possíveis mudanças.

