A gestão de talentos é fundamental para manter a competitividade de uma organização. Investir no desenvolvimento de seus colaboradores é, sem dúvida, uma das melhores formas de incentivar o crescimento.

Diante das mudanças econômicas dos últimos anos, as empresas têm sido obrigadas a se reinventarem para conseguirem se manter de forma sustentável e em franco crescimento.

Por isso, cada vez mais elas têm cultivado:

  • processos mais definidos;
  • estruturas mais enxutas;
  • profissionais mais qualificados;
  • foco em resultados e inovação.

Dentro desse cenário, o RH acabou se estabelecendo ao longo do tempo como um setor reativo, perdendo espaço e voz diante de processos decisivos essenciais. Ampliar um negócio sem pensar no crescimento dos seus colaboradores é inviável. Essa é uma relação direta que precisa ser norteada pelo olhar de um novo RH.

Neste artigo, você vai conhecer quais são os quatro pilares necessários para fazer com que o RH consiga assumir uma posição verdadeiramente estratégica dentro de uma empresa.

Mas antes, você precisa entender o que é esse conceito. Confira!

O que é o RH estratégico

O RH estratégico é um conceito atribuído a uma nova maneira de se gerir o setor de recursos humanos.

Este novo formato valoriza, principalmente, a captação e interpretação de dados que possam ser utilizados para tomar decisões de crescimento.

Hoje, o mundo dos negócios exige que o profissional de RH saiba:

  • Projetar tendências;  
  • Desenhar cenários;
  • E buscar constantemente soluções inovadoras.

Frente a isso, a área de recursos humanos precisa estar alinhada às estratégias da empresa, não podendo se ater somente ao atingimento das metas e aos resultados previstos no planejamento estratégico.

As organizações vêm passando por constantes mudanças e as pessoas precisam sentir-se parte delas, por isso, tamanha é a importância de criar uma postura focada em propor soluções e gerar resultados.

Aqui abaixo, separamos os quatro pilares que toda equipe de recursos humanos precisa desenvolver para ganhar espaço na mesa de decisões.

1.  Visão de processos

“Tudo é processo”

Esse é o princípio base que rege grandes empresas, pois é a partir dos processos que é possível reproduzir o sucesso de forma automática.

É fundamental que o gestor de recursos humanos moderno saiba reconhecer os processos da organização para poder atuar com base nas necessidades.

Além de facilitar a comunicação entre os pares, é possível tomar decisões mais dinâmicas e assertivas conhecendo os processos. 

2.  Liderança

Por ser um setor especializado em lidar com a formação e manutenção de líderes, o RH deveria dar o exemplo na hora de liderar a si mesmo, o que nem sempre acontece.

Ainda há uma grande carência em perfis de liderança dentro do próprio setor.

Como o foco é, além de traçar metas, cultivar resultados práticos, não temos como desvincular a ideia de um RH estratégico do perfil de um líder.

3.  Tecnologia da informação

Aprender a captar e interpretar dados é o caminho mais correto para tomar as melhores decisões.

A tecnologia da informação é uma aliada poderosa para ajudar na centralização e no processamento de dados de forma rápida e eficiente. Essa é uma linguagem universal do mundo corporativo que precisa, também, ser incorporada na cultura dos profissionais de RH.

4.  Comunicação

Comunicar é outro pilar extremamente importante para que o RH se torne genuinamente estratégico. É preciso identificar e explorar os canais de comunicação para, não só conscientizar, mas também poder medir a receptividade das informações passadas aos colaboradores.

Como toda fonte de dados, essa é mais uma que permite ter maior capacidade de antecipação e otimização de ações. Esse também é o momento em que o RH precisa aprender a transmitir os resultados, valorizando assim a sua credibilidade.

Se você gostou desse modelo, mas ainda ficou com alguma dúvida, então entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar.

Caso esse conteúdo tenha sido relevante para você, compartilhe para que também possamos ajudar outras pessoas.

[rock-convert-cta id=”26218″]